Jovem Santa-mariense Vence Categoria de Torneio Latino-americano de Robótica.

Publicado em: 22-11-2017

 

Há pouco mais de uma semana, uma notícia vinda de Curitiba –PR, deixou a cidade de Santa Maria da Vitória bastante orgulhosa.  Pois um jovem santa-mariense de 22 anos, fazia parte de uma equipe que havia ganho o primeiro lugar de uma das categorias da 16ª edição do Concurso Latino-Americano de Robótica. Ele é Pablo Castro de Sousa, estudante de Engenharia Elétrica.

Pablo é filho do vereador de Santa Maria da Vitória, Carlito Lunguinho de Sousa (Carlitinho) e da ex-vereadora Evanice Castro de Sousa. Sempre estudou em escolas públicas. Fez o Ensino Fundamental na Escola Evangélica Rosa Magalhães, localizado no bairro da Macambira, bairro onde viveu sua infância. Concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Professor Valdir de Araújo Castro, na cidade vizinha de São Félix do Coribe. Entrou na Universidade Federal de Goiás – UFG em 2015 no curso de Engenharia Elétrica e em março deste ano, ele foi aprovado no processo seletivo para o Núcleo de Robótica Pequi Mecânico.

Pablo, juntamente com os seus companheiros de equipe, Werikcyano Lima (engenharia da computação), Guedes (ciências da computação), Ana Karolyna Silva (engenharia elétrica) e Rogério Pereira (engenharia elétrica) são alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG), eles fazem parte do núcleo de Robótica Pequi Mecânico.

O evento aconteceu no período de 9 a 11 de novembro, em Curitiba-PR. Foram aproximadamente 1500 competidores divididos em 14 categorias, com a participação de universitários e pesquisadores de universidades de todo o Brasil e América Latina.

A equipe do jovem santa-mariense, Pablo, conseguiu o primeiro lugar, na prova SEK, após montar um robô que simularia um ônibus autônomo, usando apenas peças de kits educacionais da LEGO. Uma tarefa nada fácil.

Segundo os organizadores do evento, um dos principais objetivos do evento, é incentivar as crianças e permitirem que a tecnologia senda desenvolvida usando a competição como uma motivação.

E é por isso que história como essa do Pablo e seus colegas da equipe Pequi Mecânico, precisam ser contadas. Elas mostram o quanto as conquistas estão relacionadas a perseverança, determinação de cada um.

Pequi Mecânico:

O Núcleo de Robótica Pequi Mecânico é um grupo formado por estudantes da UFG. Começou em 2010 com quatro integrantes, e hoje conta com mais de 50. É a única iniciativa de estudantes que representa o estado de Goiás em competições de robótica de nível superior.

Esse ano quatro equipes do Núcleo de Robótica Pequi Mecânico, único a representar o estado de Goiás, ficaram entre as melhores, com o 1º lugar na categoria SEK (kits educacionais),  2º lugar na categoria OPEN, com o Serjão, robô que simula a ordenha de vacas, 4º lugar na categoria Futebol de robôs VSS e 4º lugar na categoria futebol SIMULATION 2D.

Com 7 troféus já conquistados, a equipe se diferencia das outras nas competições por trabalhar com poucos recursos, apenas a força de trabalho em equipe e ajuda dos professores que apoiam o grupo: Dr. Marco Antonio Assfalk de Oliveira, Dr. Gustavo Teodoro Laureano, Dra. Telma Woerle de Lima Soares e Dr. Anderson da Silva Soares.

PREVISÃO DO TEMPO
Santa Maria da Vitória
31º
Poss. de Panc. de Chuva a Tarde