O Professor da UFOB, Max Bittencourt, Fará o Lançamento do Seu Livro: “Não é o Olho Que Vê”, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Vitória.

Publicado em: 3-09-2018

Tem evento bacana vindo por aí! Uma boa sugestão de programa para uma segunda-feira à noite.

A Biblioteca Pública Municipal de Santa Maria da Vitória, receberá no dia 10 de setembro, às 19:30h o lançamento do livro “Não É O Olho Que Vê”, de autoria do escritor soteropolitano, e professor da UFOB – Campus de Santa Maria da Vitória, Max Bittencourt.

É o primeiro livro do autor e também, o resultado de um projeto de mestrado. Desenvolveu o projeto “Não É O Olho Que : uma experiência audiovisual de construção de conhecimento por meio da realização colaborativas de curtas-metragens ficcionais”, que investiga, por meio de um documentário, o processo criativo de construção de conhecimento gerado pela experiência colaborativa da produção audiovisual.

O livro Não É O Olho Que Vê, se trata de uma investigação dos processos criativos e colaborativos referentes à construção de conhecimento de estudantes de Produção Audiovisual durante a realização de curtas-metragens adaptados da obra do poeta baiano Waly Salomão. Supõe-se que o percurso da produção audiovisual potencializa a criatividade do indivíduo, exige que ele seja colaborativo e que se relacione obrigatoriamente com outros sujeitos, em um exercício cotidiano e sutil de compreensão das diversidades.

A partir do olhar múltiplo do autor e cineasta sobre seu objeto, esse processo é descrito e narrado neste livro e em um documentário que, juntos, buscam identificar e revelar tais dimensões: criatividade, colaboração, autonomia, atitude crítica e compreensão das diversidades, que emergem a partir desse processo de realização de obras audiovisuais.

Este livro surge do desejo de tornar essa investigação um material acessível para mais pessoas interessadas em discutir não somente o ensino e a aprendizagem audiovisual, mas também a formação do indivíduo por meio da arte.

 

         Sobre o Autor:

É Graduado em Publicidade e Propaganda e iniciou sua carreira na O2 Filmes, produtora de cinema, publicitário, como produtor de elenco e assistente de direção. Atuou como assistente de direção também para o longa-metragem Cristina Quer Casar, de Luiz Villaça, e no Programa Retrato Falado, da TV Globo. Como diretor, fez o Decola, programa sobre cultura e viagens exibido pela TV Cultura (SP). É o idealizador e produtor do Festival de Cinema Universitário da Bahia (2010 e 2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas pela Universidade do Estado da Bahia (Gestec/Uneb). Atualmente, é professor com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Oeste da Bahia, na área de Audiovisual.

Sem sombra de dúvida a cidade de Santa Maria da Vitória fica honrada em receber o lançamento deste livro, é um reconhecimento que valoriza este espaço como um organismo vivo de desenvolvimento cultural.

Então, não se esqueçam, temos um compromisso marcado. Contamos com a presença e o prestígio da comunidade para participar do evento.

Dia 10 de setembro, às 19:30h na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Vitória, localizada na Praça do Jacaré.

Fotos: Matheus Amaral

PREVISÃO DO TEMPO