Secretaria de Educação de Santa Maria da Vitoria Promove Congresso Municipal de Educação.

Publicado em: 7-02-2018

O Governo Municipal de Santa Maria da Vitória- BA, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura -SEMEC, promoveu nos últimos dias 05 e 06 de Fevereiro o CONGREDUC- Congresso Municipal de Educação 2018, sobre o tema: Educação em Rede: potencializando saberes e fazeres, o encontro teve como objetivo: promover a formação didática-política-pedagógica dos professores, auxiliares de creche, gestores, coordenadores e secretários escolares, potencializando por meio de palestras e workshops os saberes e fazeres da gestão do processo ensino aprendizagem da rede municipal de ensino de Santa Maria da Vitória- Ba, atendendo ao Plano Municipal de Educação.

A abertura do congresso, que aconteceu no salão da AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) provocou a emoção por parte do público, com um momento de oração e reflexão feita pela profissional da educação, a professora Arlete Maria Santos de Jesus, seguida de uma apresentação musical do artista local, Jordan Kennedy.

Autoridades políticas se fizeram presentes, tais como:  O Prefeito Municipal, Renatinho, o Secretário de Governo,  Nery Batista, o Secretário de Esporte e Lazer, Maurício Gomes, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Firmino Tomaz, o vice-prefeito e Secretário Municipal de Educação, Professor Valdeci Augusto, que em fala inicial, afirmou que o CONGREDUC, foi mais uma ação fruto de muito esforço e falou da importância de uma realização como essa, que reúne todos os profissionais do município para aprendizados e trocas de experiências.

O prefeito Renatinho, em seguida, agradeceu o empenho que a Secretaria de Educação tem tido em todos os projetos desenvolvidos, destacando o trabalho do Secretário Professor Valdeci Augusto, ressaltou também o trabalho desenvolvido por demais profissionais da educação, que mesmo com tantos desafios, vêm exercendo um papel de grande importância para o desenvolvimento da cidadania dos alunos do município. O prefeito afirmou fortemente que “o professor, é o profissional mais importante que o município tem” e afirmou que o ano letivo que inicia, será melhor que o ano passado, renovando as expectativas de todos profissionais ali presentes.

A manhã do primeiro dia encerrou-se com a palestra da professora Drª Anatália Dejane Silva de Oliveira, Pró-Reitora de Graduação e Ações Afirmativas da UFOB, que trouxe uma discussão acerca do tema do congresso.

Os professores tiveram a oportunidade de participar de diversas oficinas, com temas variados, que foram mediadas por grandes profissionais da educação, do município, da Universidade Federal do Oeste da Bahia- UFOB e da Faculdade de Tecnologia e Ciências-FACITE. As oficinas foram iniciadas no espaço da FACITE, na tarde de ontem (05/02) e foram concluídas na manhã de hoje (06/02).

 

            Como últimas atividades dessa ação, os profissionais voltaram a se reunir no salão da AABB, na tarde de hoje, assistindo uma apresentação cultural, em seguida duas palestras que “fecharam com chave de ouro”, afirmaram alguns professores. A primeira palestra, foi mediada pela professora Ana Carla Ferraz, sobre o tema Educação do século XXI, que numa linguagem pedagógica e bem cotidiana, abordou uma temática vivenciada pela maioria dos professores, atraindo todas as atenções durante a sua fala.

E por fim, o palestrante, Marcos Rogério, falou sobre a v Conferência Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente, que aborda o tem “ VAMOS CUIDAR DO BRASIL cuidando das águas”, e da importância e participação dos alunos de cada escola com os projetos.

PREVISÃO DO TEMPO
Santa Maria da Vitória
31º
Pancadas de Chuva a Tarde