Baiano de Bom Jesus da Lapa perde 40Kg, sem cirurgias e sem remédios. E revela o segredo ao site O Exclusivo.

Publicado em: 3-03-2015

CAnke00015

Henk Duarte, 40 anos, Administrador e Técnico em processamento de dados é baiano de Bom Jesus da Lapa-BA e recentemente se tornou conhecido ao dar uma entrevista para o portal G1.globo.com/bemestar da rede Globo, falando sobre o grande êxito que obteve ao perder 40 kg sem cirurgia e sem remédios inibidores. 
E agora ele fala com O Exclusivo. Confira:

O Exclusivo : Henk, quando percebeu que estava bem acima do peso e que precisava urgentemente fazer alguma coisa para mudar isso?

Sempre me chamavam a atenção que eu estava gordo, mas nunca dei tanta importância, porém em 2011, chegando de uma viagem de férias e revendo com alguns amigos e familiares às fotos da viagem, eu me dei conta de como estava acima do peso. Foi então que no dia de meu aniversário de 36 anos decidi que não queria mais ficar assim. Resolvi então procurar uma ajuda profissional, uma ajuda de uma nutricionista e juntos traçamos uma meta para redução de peso de forma lenta, gradativa, porém definitiva.

Através de um bom plano alimentar e de atividades físicas dei ali naquele momento o ponta pé para dar uma reviravolta em minha vida.

CAPINe00001

Henk chegou a pesar 130KG

 CAPINe00012

 O Exclusivo :Na infância você também tinha problemas com obesidade?

Não. Nunca fui uma pessoa gorda.

O Exclusivo :O que você acha que mais influenciou para este ganho de peso? sedentarismo ou comida calórica em excesso?

Costumo dizer que foi a junção dos dois. Sempre fui uma pessoa sedentária, nunca gostei de atividades físicas e adorava comidas gordurosas e massas em excesso. Essa união não tão agradável resultou no aumento exagerado do meu peso, na perca de qualidade de vida e consequentemente da saúde.

O Exclusivo :Quais eram seus hábitos alimentares?

Os piores possíveis… (risos). Comia totalmente fora de horário, para se ter uma ideia, pela manhã sempre comia em média 2 a 3 coxinhas juntamente com refrigerante. Ao terminar de almoçar adorava comer bolacha recheada e não me contentava com uma ou duas, tinha que ser o pacote todo. Não era adepto a frutas e nem verduras.

O Exclusivo: O que ou quem mais lhe motivou para tomar a esta decisão? E o que mais lhe deu força para continuar determinado na meta traçada?

Apesar de todos sempre me falarem que eu precisava emagrecer, a iniciativa e a decisão partiram realmente de mim mesmo. Ao ver aquela foto e perceber que realmente estava muito, mas muito acima do peso, prometi para mim mesmo que o meu presente de aniversário de 40 anos (completados no dia 20 de janeiro deste ano) seria 40 kg a menos.Mas, não queria de forma radical, queria aprender a comer de tudo, porém de forma saudável. Queria mudar de hábitos, queria viver melhor. E isso aconteceu! Com essas mudanças e com o incentivo da minha família e amigos eu consegui atingi meu objetivo.

CAPINe00013

O Exclusivo : Quando as coisas começaram a mudar?Logo nos primeiros 2 meses já havia perdido 11 kg, e isso me motivou mais ainda. A perda de roupas era constante.

No inicio ficava um pouco ansioso, me pesava praticamente todos os dias, mas percebi que isso não estava me fazendo bem.

Em uma das consultas com minha nutricionista ela me disse, “Henk, esqueça agora a balança, siga seus planos e tudo vai da certo”. E de fato deu.

Hoje me alimento muito bem, cometo meus excessos sim, porém faço a compensação no dia seguinte.

Hoje vivo bem melhor.

CAPINe00006 CAPINe00003

O Exclusivo :O Que mais o incomodava quando estava com excesso de peso?

Acho que depois de um determinado tempo tudo incomodava, desde a falta de roupas que se adequasse para mim até a respiração ruim e insônia constante.

O Exclusivo :Algum momento você pensou em fazer uma cirurgia Bariátrica ?

Não, nunca. Quando decidi perder o peso em excesso, fiz de forma consciente, seria feito de forma gradativa. Precisava aprender a me alimentar de forma correta e saudável. Nunca quis recorrer a uma intervenção cirúrgica para obter o resultado que almejava.

O Exclusivo :Já sofreu algum tipo de preconceito por conta do seu peso?

Não. Mas nunca escapava de certas piadinhas… (risos)

O Exclusivo :Qual a sua rotina para manter o peso de hoje?

Aprendi que para emagrecer não precisa passar fome. Isso foi crucial e determinante.

Faço alimentação de 3 em 3 horas. Sempre pela manhã tomo um copo de suco detox, o que tem me ajudado a eliminar toxinas, bebo bastante água e tomo sempre chá verde. No cardápio não pode faltar verduras, legumes e frutas.

Inicio minha rotina diária com uma pedalada de bicicleta (isso por volta das 5 da manhã), em seguida vou para academia aonde faço atividades aeróbicas e musculação, durante 1 hora no mínimo, 5 vezes por semana, e ainda vou caminhando para o trabalho.

Uma boa alimentação conciliada com atividades físicas regulares resultou na perda de peso que precisava.

Hoje vivo a melhor fase da minha vida.

 CAPINe00008 CAPINe00011

O Exclusivo :Qual a dica que você dá para as pessoas que estão na mesma situação que um dia você esteve?

Tenha persistência, não desista. O caminho pode ser longo mais a vitória é certa.

Procure se alimentar de maneira correta, lembre-se que a sua boa saúde começa pela boca.

Força – Fé e Foco.

PREVISÃO DO TEMPO