Ações Para a Construção de Um Plano de Trabalho São Desenvolvidas Durante Fórum Cultural em Santa Maria da Vitória.

Publicado em: 20-04-2017

A Prefeitura de Santa Maria da Vitória, por meio da Secretaria de Educação e Cultura realizou na manhã desta quinta-feira (20), no clube da Associação Atlética Banco do Brasil –  AABB, o I Fórum Cultural – “Construindo o Plano de Trabalho”.

Recentemente o município de Santa Maria da Vitória aderiu ao Programa Municípios Culturais, uma ação baseada na soma de forças do Governo da Bahia com os municípios baianos para fortalecer o setor cultural em todo o estado. Esta iniciativa reconhece que, para desenvolver a cultura e beneficiar a sociedade com toda sua potência, é preciso potencializar a gestão cultural que está na rotina mais próxima dos cidadãos de todos os territórios baianos.

Segundo o Vice-prefeito e também Secretário de Educação e Cultura, Valdeci Augusto, o município terá um prazo de 30 dias após esta adesão,  para  que seja  apresentado um Plano de Trabalho de fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura, com metas a serem cumpridas em um ano.  Motivo que se tornou o objetivo principal do Fórum Cultural, construir junto com a sociedade santa-mariense, este Plano de Trabalho.

Participaram do evento; personalidades de vários segmentos da sociedade, produtores culturais do município, alunos do 9º ano das escolas públicas, imprensa local e o público em geral.

O evento contou também com a presença do prefeito municipal, Renatinho, fazendo o uso da palavra logo no início. Em seu discurso, Renatinho, falou da importância de eventos como estes, parabenizou o seu vice-prefeito e também secretário de Educação e Cultura, Valdeci Augusto, pela iniciativa e liderança na promoção de um evento como este. Renatinho disse também, com muita alegria, que foi um dia de grande importância cultural para o município, pois ninguém faz nada sozinho, precisamos da contribuição de todos.

No desenvolvimento das ações foram divididos seis grupos de trabalho, onde eles discutiram ações, metas e estratégias voltadas para a cultura do município. Por fim, cada grupo apresentou suas propostas.

 Durante o evento aconteceram várias  apresentações,  música, teatro, dança, poesia, todas voltadas para o aspecto cultural. O público também assistiu uma apresentação que roubou a cena e  emocionou a todos os presentes. Foi quando os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Santa Maria da Vitória participaram de uma grande roda de Capoeira.

 

 No ritmo do berimbau e ao som de “Paranauê, paranauê-paraná”, eles deram uma grande lição de vida, mostrando que mesmo diante de grandes dificuldades, eles têm vencido seus obstáculos conseguindo serem incluídos na sociedade.

Entre os alunos, a ansiedade era grande. Sentados um ao lado do outro, em forma de círculo, eles aguardavam a vez de entrar na roda.

Não houve ninguém que não se emocionasse com a apresentação destas crianças. O prefeito Renatinho também foi um dos que se emocionou durante a apresentação.

Apro­xi­ma­da­men­te 250 pes­so­as par­ti­ci­pa­ram do even­to que foi or­ga­ni­za­do pe­la Secretaria Mu­ni­ci­pal de Educação e  Cul­tu­ra e coordenado pela Comissão de Colaboradores da Cultura.

 

Fotos: Rosa Tunes e Welton Cirineu

PREVISÃO DO TEMPO