A Prefeitura de Santa Maria da Vitória, por meio da Secretaria de Educação e Cultura realizou na manhã desta quinta-feira (20), no clube da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, o I Fórum Cultural – “Construindo o Plano de Trabalho”.
Recentemente o município de Santa Maria da Vitória aderiu ao Programa Municípios Culturais, uma ação baseada na soma de forças do Governo da Bahia com os municípios baianos para fortalecer o setor cultural em todo o estado. Esta iniciativa reconhece que, para desenvolver a cultura e beneficiar a sociedade com toda sua potência, é preciso potencializar a gestão cultural que está na rotina mais próxima dos cidadãos de todos os territórios baianos.
Segundo o Vice-prefeito e também Secretário de Educação e Cultura, Valdeci Augusto, o município terá um prazo de 30 dias após esta adesão, para que seja apresentado um Plano de Trabalho de fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura, com metas a serem cumpridas em um ano. Motivo que se tornou o objetivo principal do Fórum Cultural, construir junto com a sociedade santa-mariense, este Plano de Trabalho.
Participaram do evento; personalidades de vários segmentos da sociedade, produtores culturais do município, alunos do 9º ano das escolas públicas, imprensa local e o público em geral.
O evento contou também com a presença do prefeito municipal, Renatinho, fazendo o uso da palavra logo no início. Em seu discurso, Renatinho, falou da importância de eventos como estes, parabenizou o seu vice-prefeito e também secretário de Educação e Cultura, Valdeci Augusto, pela iniciativa e liderança na promoção de um evento como este. Renatinho disse também, com muita alegria, que foi um dia de grande importância cultural para o município, pois ninguém faz nada sozinho, precisamos da contribuição de todos.
No desenvolvimento das ações foram divididos seis grupos de trabalho, onde eles discutiram ações, metas e estratégias voltadas para a cultura do município. Por fim, cada grupo apresentou suas propostas.
Durante o evento aconteceram várias apresentações, música, teatro, dança, poesia, todas voltadas para o aspecto cultural. O público também assistiu uma apresentação que roubou a cena e emocionou a todos os presentes. Foi quando os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Santa Maria da Vitória participaram de uma grande roda de Capoeira.
No ritmo do berimbau e ao som de “Paranauê, paranauê-paraná”, eles deram uma grande lição de vida, mostrando que mesmo diante de grandes dificuldades, eles têm vencido seus obstáculos conseguindo serem incluídos na sociedade.
Entre os alunos, a ansiedade era grande. Sentados um ao lado do outro, em forma de círculo, eles aguardavam a vez de entrar na roda.
Não houve ninguém que não se emocionasse com a apresentação destas crianças. O prefeito Renatinho também foi um dos que se emocionou durante a apresentação.
Aproximadamente 250 pessoas participaram do evento que foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e coordenado pela Comissão de Colaboradores da Cultura.
Fotos: Rosa Tunes e Welton Cirineu