Bom Jesus Da Lapa: II Conferência Municipal De Políticas Para Mulheres Foi Um Sucesso.‏

Publicado em: 23-09-2015

LALALATEOROAAe00002

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (23) no Auditório da Universidade Federal do Oeste da Bahia – Campus Lapa, a II Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. A Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa-BA , por meio da Secre­taria Municipal de Políticas Especiais e com a importante colaboração da comissão criada por pessoas da sociedade civil e poder público, realizou o evento que teve como tema “Mais direitos, participação e poder para mulheres”.

 LALALATEOROAAe00003

Com uma programação bem diversificada, deram início as 8h com abertura oficial e a composição da mesa com presença marcantes tais como da Senhora Cleonice do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – representando as mulheres operárias, Dr. Gildásio Júnior – Secretário Municipal de Administração representando o Sr. Prefeito Eures Ribeiro, Florisvaldo – Secretário Municipal de Políticas Especiais, Taciana do Nedet/TVC, Davi Nedet/TVC-IFBaiano, Tainara da Pastoral da Juventude, Sidinei do Movimento CETA e Thiara Rodrigues – representante de Secretaria de Educação

LALALATEOROAAe00001

Após as falas dos representantes a palestrante Magna apresentou o Regimento Interno a plenária o qual foi aprovado por unanimidade.

 Discussão dos eixos temáticos por grupo, os quais foram:

 I – Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidade para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios.

 II – Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, territorial e estadual: avanços e desafios.

 III – Sistema Político com participação das mulheres e igualdade: recomendações.

 IV – Sistema Estadual de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.

 Socialização das propostas, votação e aprovação

 Eleição das delegadas e encerramento

 A conferência contou com várias organizações da sociedade civil e poder público, onde discutiu e considerou os avanços e desafios para a política de mulheres e a definição de uma plataforma de políticas para as mulheres no âmbito municipal, territorial e estadual. Orientado nos pelos seguintes princípios: igualdade e respeito à diversidade; equidade; autonomia das mulheres; laicidade do Estado; universalidade das políticas; justiça social; transparência dos atos públicos; e participação e controle social.

 Por fim houve a eleição das 5 delegadas eleitas na Conferência Estadual que ocorrera em novembro, distribuída em 3 delegadas representantes da sociedade civil e 2 delegadas representantes governo.

 “A conferência nos deixou completamente felizes e otimistas com a participação em massa das mulheres de Bom Jesus da Lapa e região.”

 Afirmou a senhorita Mônica Carmo – Assessora de Mulheres do NEDET-TVC no IFBaiano e representante da Comissão Organizadora da Conferência.

PREVISÃO DO TEMPO