Cientista Político diz saber quem assumirá a Prefeitura de Santa Maria da Vitória em 2017.

Publicado em: 7-06-2015

prekkTATUage00001

Mais uma vez O Exclusivo conversou com Marlos Batista, 29 anos, Cientista Político, e atualmente,  Coordenador Técnico na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia SEI. E desta vez, o Cientista Político garante com convicção saber quem sentará na cadeira de Prefeito de Santa Maria da Vitória a partir de Janeiro de 2017.
Confira a partir de agora o que ele falou para O Exclusivo:

Há praticamente três meses eu escrevi um texto para esse mesmo sítio analisando a política santa-mariense e perguntando quem seria o próximo prefeito de Santa Maria da Vitória. O título do texto era uma pergunta porque eu realmente não sabia afirmar quem seria o próximo prefeito, apesar de que já tinha claro em minha mente quem não seria.

Pois bem, essa semana estive em “Samavi” e tive acesso a duas pesquisas de intenção de voto, talvez elas tenham chegado às minhas mãos por causa da minha formação e as pessoas queriam saber minha opinião.Creio que alguns de vocês ficaram sabendo de pesquisadores pelas ruas da cidade. Conheço os dois institutos que fizeram as pesquisas e confio nos dois. Eu já estava para fazer uma pesquisa por conta própria, estava com a metodologia toda pronta, mas agora deixarei para outro momento. Por essas duas pesquisas não serem registradas, não posso revelar os dados, nem dizer algo como, num exemplo hipotético: “a rejeição do Padre foi incrivelmente alta nas duas pesquisas”. Entretanto, posso revelar que essas pesquisas me deram a informação que eu precisava pra matar a charada de quem será o próximo prefeito.

Desde que eu escrevi meu texto, talvez por coincidência, muitas peças se movimentaram no tabuleiro.Alguns movimentos eu interpretei apenas como sábios movimentos, mas quando vi o resultado dessas pesquisas entendi a razão da ação (e concluí que a pessoa tinha pesquisa em mãos), o que me ajudou a consolidar em minha cabeça quem de fato será o próximo prefeito.

Vocês podem me dizer: “é muito cedo ainda pra afirmar categoricamente”; “muita água vai passar embaixo da ponte”; “os números das pesquisas podem e deverão mudar”; “a política é dinâmica e você não pode prever que determinados arranjos acontecerão”. Eu concordo com todas essas afirmações, não obstante, paradoxalmente, eu sei quem será o próximo prefeito. Afirmo isso como também afirmo que serão apenas 2 candidatos a prefeito (algo inédito na história recente), se tiver um terceiro ou ele será um candidato ideológico, pensando no futuro, ou apenas um tolo, vaidoso, orgulhoso.

Vocês podem me perguntar: “como você sabe disso tudo? Como você pode afirmar isso com tanta certeza?”. Bem, eu levaria muitas laudas para explicar todo o meu raciocínio, entretanto, não sei se convém revelar o caminho das pedras a vocês, leitores, rs.

O mais importante eu ainda não disse, o nome do futuro prefeito. Desculpe decepcioná-los, mas não poderei revelar, pelo menos não nesse texto. Se eu disser, pode configurar-se crime eleitoral apenas pelo fato de eu ter citado que minha fontes de informação foram pesquisas não registradas.O juíz poderia interpretar como algo ainda muito distante da eleição, sem efeitos claros no resultado, mas prefiro não correr o risco.

Em outra oportunidade poderei explicar como se dará a vitória desse pré-candidato que nem, ao menos, aparece em primeiro nas pesquisas.

PREVISÃO DO TEMPO