Na tarde deste sábado, 04 de fevereiro, a região central de São Félix do Coribe ganhou muito colorido e arte com o Cortejo de Bonecos Gigantes, que saiu da Praça Terezinha Cardoso ao Som da Orquestra Popular Vale do Corrente, a Banda do Zé Pereira de Santa maria da Vitória-Bahia, e seguiu até à praça do Forró.
Os bonecos apresentados ao público, que acompanhou o cortejo, foram confeccionados durante uma oficina cultural, a Oficina de Confecção e Manipulação de Bonecos Gigantes do Projeto BONECOS GIGANTES INVADINDO O OESTE.
Artistas e público se uniram aos músicos e caricatos para desfilar pelo centro da cidade, em clima de alegria. Marchinhas antigas conviveram com batuques durante a passagem. Pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, acompanharam o trajeto com muita energia. Todos encantados com a doçura da arte da cultura.
As oficinas visam iniciar e estimular um processo de pesquisa dos membros dos grupos e companhias de teatro na área de confecção e manipulação de bonecos gigantes no fazer teatral, repassando as técnicas e possibilidade para composição de personagens, espetáculos e performances, partindo do conhecimento da trajetória dos bonecões no estado da Bahia, os mestres, os grupos e artistas que já atuam com os bonecões no nosso estado.
As atividades da Oficina foram realizadas na Escola Municipal Leônidas Araújo Castro em São Félix do Coribe. Iniciaram-se no último dia 02 e foram até hoje, 04, nos turnos da manhã e da tarde.
O projeto foi contemplado no Edital 22/2016 – Setorial de Teatro 2016 e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura e Governo do Estado da Bahia.
O evento contou com o apoio cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Prefeitura Municipal de São Félix do Coribe, do Grupo Arte em Movimento e teve a produção de Hemerson Pachamama.
Fotos: Cleudir Neves