Neste domingo (6), aconteceu a eleição dos novos conselheiros tutelares em todo o Brasil. O processo de escolha é unificado, sendo realizado simultaneamente em todo país. Isso representa um grande avanço para o fortalecimento desse órgão, que é essencial ao Sistema de Garantia dos Direitos e encarregado pela sociedade de zelar pela defesa dos direitos da criança e do adolescente.
A votação ocorreu na Escola Municipal Rolando Laranjeira. Quase 1.500 pessoas foram às urnas para eleger os cincos candidatos. Dos 5 candidatos eleitos, dois obtiveram êxito em busca de uma reeleição.
Os cinco membros do Conselho Tutelar de Santa Maria da Vitória que foram eleitos foram:
1º LUGAR – LUANA DANTAS – 354 VOTOS
2º LUGAR – EDUARDO DOURADO – 343 VOTOS
3º LUGAR – MARLI SANTOS – 292 VOTOS
4º LUGAR – EUZÉBIO ARAÚJO – 266 VOTOS
5º LUGAR – ANA POCIDÔNIO – 238 VOTOS
Os novos conselheiros assumirão em 10 de janeiro 2020 e terão mandato de 4 anos. Os conselheiros são responsáveis por zelar pela proteção de crianças e adolescentes, e recebem remuneração, que varia de cidade para cidade.
Após a posse, eles vão assumir uma série de tarefas, que inclui atender as crianças e adolescentes, atender e aconselhar os pais ou responsáveis e requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.