Entrevista com o Candidato a Deputado Estadual mais bem votado em Santa Maria da Vitória.

Publicado em: 24-12-2014

sozol00005

O Exclusivo: Antônio Lisboa, sabemos que você é um advogado e recentemente foi candidato a Deputado Estadual pelo PSB, quando surgiu o interesse pela política? A minha participação na vida política da nossa região já é antiga. Antes mesmo da minha carreira profissional. Na década de 90, fui militante do PT e participei, por alguns anos, de diversas atividades ligadas a formação de lideranças ministrados pela Igreja Católica, como também da formação de associações comunitárias ligadas ao meio popular. Portanto, venho participando das questões políticas da nossa região há pelo menos uns 20 (vinte) anos. Ocorre que só agora decidimos apresentar o nosso para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa com o intuito de representar a nossa região.

O Exclusivo: A sua candidatura a Deputado Estadual, foi visando mesmo à assembleia ou foi uma estratégia para avaliar o seu prestígio político para uma possível eleição a prefeito? A nossa candidatura a Deputado Estadual nasceu da necessidade de discutir os problemas e as potencialidades da Região Oeste do Estado por alguém que é verdadeiramente daqui e não daqueles que são de outras regiões. Penso que ao votarmos em candidatos de outras regiões estaremos esvaziando as nossas capacidades de pressão junto aos governos estadual e federal, por isso, penso que a nossa região Oeste necessita eleger candidatos a Deputados Estaduais e Federais que tenham relações umbilicais e afetivas com a nossa terra. Foi esse o elemento motivador da nossa campanha, discutir o Oeste por alguém que é verdadeiramente e genuinamente do Oeste.

O Exclusivo: Antonio Lisboa você foi o candidato a Deputado Estadual mais bem votado  em Santa Maria da Vitória, a que você atribui isso? A nossa expressiva votação aqui em Santa Maria da Vitória,  se deu por alguns fatores: A grande insatisfação da população para com os políticos tradicionais e suas velhas práticas; o cansaço do eleitor com promessas vazias e repetidas; a sólida imagem que D. Yolanda tem e isso nos proporcionou uma boa votação; o nosso trabalho como advogado ao longo de quase 10 (anos) de forma séria e comprometida; as nossas propostas direcionadas à melhoria da condição de vida do povo do Oeste e a nossa oposição a tudo que vem ocorrendo de foram errada com Santa Maria da Vitória, BA.

sozol00001

O Exclusivo: O seu resultado nas urnas foi esperado ou você se surpreendeu? Sinceramente eu  confesso que sempre queremos e esperamos mais, porém, estou muito satisfeito e feliz com o resultado, pois foi a nossa primeira experiência e o resultado foi absolutamente satisfatório. O eleitor acredita em nós e naquilo que pregamos.

O Exclusivo: Por ter sido diretamente a sua primeira experiência política, o que mais o surpreendeu positivamente e negativamente falando, durante esta experiência? O que fica de mais positivo é a certeza de que é possível fazer política de forma séria e honesta, olhando no olho do eleitor e sentindo que ele acredita em nossas propostas, isso é emocionante. Já a parte ruim da política é a disputa injusta e ilegal praticada por outros políticos quando se apresentam não para discutir propostas e projetos e sim “negociar votos”, isso é revoltante, mas vamos continuar a luta e continuar a combater esse tipo de política nefasta.

O Exclusivo: Diante de vários candidatos a Deputado Estadual que vieram, passaram ou foram trazidos por políticos e lideranças políticas a Santa Maria da Vitória, quem realmente esteve ou fez parte como grupo político da sua campanha? A nossa campanha foi modesta, simples e absolutamente transparente, por isso não atraímos as grandes estrelas da política estadual, mas penso que estivemos ao lado de nomes excelentes como da Senadora Lídice da Mata e Domingos Leonelli. É bom que se diga que daqui de Santa Maria, não teve nenhum político nos apoiando de forma ostensiva.

sozol00004

O Exclusivo: Após as eleições 2014, o assunto mais comentado pelas  ruas de Santa Maria da  Vitória, foi a real possibilidade de você ser candidato a prefeito em 2016. Existe mesmo esta possibilidade, não existe ou isso já é uma certeza? Por um impedimento legal não podemos anunciarmos candidaturas para 2016, mas estamos discutindo, reunindo, debatendo possibilidades para Santa Maria da Vitória. Uma coisa eu te garanto, nossa terra não pode continuar de forma tão estagnada, podemos e devemos discutir melhores caminhos para o nosso futuro.

O Exclusivo: Caso você seja candidato a prefeito em 2016, você pensa em unir forças com algum outro grupo político já existente ou pretende estabelecer mais um outro grupo? Penso que devemos constituir uma nova política em Santa Maria da Vitória, não para apresentar candidato a Prefeito, mas para discutirmos seriamente os nossos problemas e as nossas potencialidades. Necessitamos de uma nova política como dizia o Presidente do meu partido o saudoso Eduardo Campos, pra isso precisamos inovar.

O Exclusivo: Antônio Lisboa nós do O Exclusivo agradecemos pela entrevista e pedimos que deixe uma mensagem ao nosso site que está apenas começando. Quero primeiramente agradecer a vocês do site, desejar sucesso e dizer que só quem tem coragem, compromisso e inovação é capaz de transformar a realidade em que vive. Hoje vejo que vocês sintetizam muito bem essas premissas, pois o site está muito bem concebido e a proposta é inovadora para toda a região, fazendo com que O Exclusivo seja uma certeza de sucesso e inovação. Parabéns.

PREVISÃO DO TEMPO