Foco Nela! Um ângulo perfeito com Rosa Tunes

Publicado em: 26-03-2015

tunesl00002

Desta vez é ela quem está na mira das lentes. O Exclusivo bate um papo com a fotógrafa profissional que vem fazendo o maior sucesso com seus cliques perfeitos, Rosa Lia Tunes, profissionalmente conhecida como Rosa Tunes, 45 anos, Soteropolitana, mas que entre idas e vindas dividiu a maior parte de sua vida  também com Santa Maria da Vitória.

Conheça a partir de agora um pouco mais da vida dessa profissional talentosa:

O Exclusivo: Quem é a dona de todo este talento, que vem sendo mostrado através de cliques perfeitos, chamada Rosa Tunes?

(risos) Muito obrigada pelo elogio. Sou uma adoradora de Deus e amante da Natureza que Ele criou. Creio que sou um instrumento em Suas mãos usado para melhorar a auto-estima das pessoas e levar alegria através de minhas lentes.

O Exclusivo: Como e quando você se descobriu como fotógrafa? 

Nasci fascinada por fotografia. Desde que me entendo por gente tenho esse desejo em clicar tudo que considero bonito e interessante. Mas me descobri como fotógrafa, de verdade, há 3 anos, desde que voltei a morar em Santa Maria da Vitória, quando um amigo meu, o Marco Athayde, a quem considero um irmão, me chamou para trabalhar em sua empresa de publicidade e fotografia. Foi a primeira vez que tive contato com uma câmera profissional e a partir daí não a larguei mais.

Foram 2 anos de muito aprendizado, o Marco me deu valiosos toques sobre imagens e nesse meio tempo conheci o fotógrafo Rui Rezende, a quem devo o que sei sobre a arte da Fotografia Profissional. Mas sei que ainda tenho muito a melhorar.

 Aos poucos comecei a fotografar o Rio Corrente e pessoas amigas. Acredito que tenho uma grande sensibilidade para detalhes, sempre encontro o ângulo mais bonito das pessoas que clico e com a devida autorização, eu postava as fotos que fazia delas e da natureza em redes sociais, sempre com uma frase impactante. Recebi algumas críticas de alguns colegas  devido a grande exposição de fotos em minha rede, mas, como eu trabalhei com vendas e marketing a vida toda, não me importava, isso era a minha vitrine, eu sabia que estava fazendo algo positivo, porque melhorava a auto-estima das pessoas e muitas me ligavam emocionadas, desabafando, agradecendo, me dizendo que não sabiam o quanto eram bonitas. Isso não tem preço, porque o que mais me alegra em minha profissão é ver o sorriso largo nos rostos de meus clientes depois de verem meu trabalho realizado.

tunesl00001

O Exclusivo: Quais as maiores dificuldades para um fotógrafo em início de carreira? 

A falta de valorização por parte de algumas pessoas que acham que fotografia não é profissão.

Eu já ouvi absurdos, alguns acham que fotografar é só mirar a lente, apertar o dedo e pronto. Eles não se dão conta do grande investimento financeiro que um profissional tem que fazer com a compra de um bom equipamento fotográfico, no tempo em que nos disponibilizamos para fotografar um evento e o que considero mais importante e trabalhoso, o tratamento adequado em cada foto, porque cada foto é única, ela é o registro de um momento especial que não volta jamais.

Percebo também que aqui, na região Oeste, as pessoas gastam muito em eventos, buffet, indumentária, bandas musicais e quando contratam um fotógrafo, querem pagar muito pouco, esquecem de que todas essas coisas são efêmeras, acabam, mas a fotografia é a única coisa que ficará para sempre. E uma foto com qualidade, feita com profissionalismo e paixão, eterniza esses momentos com maestria.

O Exclusivo: Rosa, recentemente você passou por um problema na compra de seus equipamentos, como foi isso?

 Eu vendi a minha casa, único patrimônio que tinha na vida para comprar meu tão sonhado instrumento de trabalho, pois a minha câmera atual está velha, quase indo embora. Depositei no dia 25.11.2014 o valor de R$ 17.950,00 na conta bancária da empresa Portal do Fotógrafo, (Gramado – RS) através de uma TED, para aquisição de uma Câmera Canon 5D Mark III, mais lente Canon 24X70 2.8, mais 2 cartões de memória Sandisk de 32 gigas cada, mais um filtro polarizador e um Flash EX 600, esperando receber dia 24.12.2014. Acontece que o proprietário André Langaro, entrou em contato através de e-mail, alguns dias depois de efetuado o depósito, informando que a empresa faliu. Eu soube de outra versão, uns dizem que a Receita Federal fechou as portas deles porque estavam comprando mercadorias sem notas fiscais.

Tentei acionar a imprensa sem sucesso. Já aconteceram 2 audiências contra esse cidadão no Juizado de Pequenas Causas, mas ele não compareceu.

Aguardo agora a justiça de Deus. Tenho saúde, amigos e vou continuar trabalhando para conseguir comprar não só meu equipamento, mas a minha casa também.

solaal00001 paredenesl00001

O Exclusivo: Foi visto nas redes sociais também, uma campanha feita para ajudá-la a comprar os seus equipamentos, o que achou disso? Deixe os dados bancários para quem queira colaborar com esta bonita causa. 

A atitude do mano Marco Athayde, que foi quem levantou essa campanha, me comoveu profundamente. Sou muito grata a ele e a todos que estão contribuindo de alguma forma e cada centavo depositado é muito valioso para mim. Mas confesso que fiquei constrangida pelo fato de pedir ajuda. Sei que a vida não está fácil para ninguém e sou acostumada a ajudar somente, o pouco que tenho consegui através de meu suor. Sou independente desde meus 18 anos. Não sou orgulhosa, mas pedir é uma coisa que realmente eu não sei fazer, talvez Deus queira me ensinar algo valioso com essa situação.

Quero deixar claro aqui a minha eterna gratidão a todos que estão contribuindo, a ajuda de vocês é muito importante para mim. Muito obrigada, de coração.

Segue abaixo os dados da conta, apesar de todo constrangimento que sinto:

Favorecida: Rosa Lia M. Tunes Teles,

Conta-poupança. Agência: 3447-9

Conta-poupança: 10.333-0

Variação: 51 –

Banco do Brasil S/A.

O Exclusivo: Lugares, Pessoas, Natureza… O que mais te inspira a fotografar? 

O prazer imenso que sinto em fotografar a natureza é indescritível! Amo também fotografar animais. Mas, o meu prazer maior é clicar pessoas e suas expressões, quanto mais carentes, mais gosto eu tenho, porque vejo a minha criança interior através de seus olhares, vejo uma menininha (eu) sedenta por uma foto, pois na minha infância, só quem era rico tinha acesso a fotógrafos profissionais e eu ansiava em ser fotografada em glamour. Hoje, realizo esse sonho através dos clientes mais humildes que tenho, eles me dão alegria e mesmo sem saberem, me incentivam a continuar trilhando essa linda trajetória que Deus me deu, a de eternizar a vida em minhas lentes.

Roslal00004

Roslal00007

O Exclusivo: Rosa, na fotografia, quando o amadorismo dá lugar ao profissionalismo? 

A palavra “amador”, no seu significado etimológico, deriva do Latim AMARE, “amar, gostar de”, pois um amador, por definição, escolhe determinada atividade porque gosta dela. Logo, o amadorismo dá a oportunidade a pessoas sem conhecimento avançado do assunto e utilizando equipamentos e técnicas não-profissionais. O amador, geralmente, não se preocupa com detalhes e regras básicas da Fotografia.

Já o fotógrafo profissional alia fotografia e profissão, vive disso e está sempre procurando aprender novas técnicas para melhor atender seus clientes.

O Exclusivo: Qual seu principal concorrente? O outro fotógrafo do seu nível ou os bancos de imagens? 

O Sol brilha para todos. Eu creio que há espaço para todo bom profissional no mercado fotográfico. Sem demagogia, não considero nenhum colega meu um concorrente, muito pelo contrário, estou sempre incentivando e dando dicas aos iniciantes. Já pensei em criar um sindicato aqui em samavi para que os fotógrafos de nossa região possam crescer mais e juntos discutirmos uma maneira eficaz de como melhorar os nossos serviços e criar estratégias para que o nosso trabalho seja mais valorizado. Isso é um sonho a se realizar, espero que consigamos algum dia. Estou amadurecendo essa ideia.

Ruaal00001

Roslal00001

O Exclusivo: Quais são os teus objetivos para o futuro? 

São vários, mas começarei com o primeiro passo, é claro. Estou iniciando um projeto de um livro de fotos do Rio Corrente, onde tentarei registrar poeticamente toda sua fauna e flora, as comunidades ribeirinhas, os seus mistérios, encantos e magia. Farei um breve resumo de sua história e de seus personagens mais marcantes. Quero eternizar o “Corrente” e apresentá-lo ao mundo com toda a sua riqueza e exuberância.

O Exclusivo: Se possível, deixe uma mensagem para seguidores do O Exclusivo que, com certeza admira muito o seu trabalho. Aproveite também e deixe os seus contatos, para aqueles que se interessem em contratá-la.   

Criem o hábito de olhar as pessoas e as coisas com mais amor, com mais esperança. Esperem sempre o melhor. Aprendam a se colocar no lugar do outro, principalmente nas horas de adversidades. Sorriam mais, sejam gentis em qualquer circunstancia e depois aguardem as conseqüências, elas serão maravilhosas!

Contatos:  rosatunes.com.br (Site já criado, em breve no ar)

(77) 9161-3797/9804-6408

e-mail: rosatunes12@gmail.com

Facebook’s:  https://www.facebook.com/pages/Rosa-Tunes-Fotografia/1505533936395413?fref=ts

https://www.facebook.com/rosatunes?fref=ts

https://www.facebook.com/rosa.tunesii

PREVISÃO DO TEMPO