O RIO SANTA-MARIENSE – SALVEMO-LO Programa Aprovado da Rede Bahia visita o nosso Rio Corrente

Publicado em: 30-05-2015

kkkkImage00010

O RIO SANTAMARIENSE
(Salvemo-lo)

A sanha predatória do agronegócio e da agroindústria no oeste baiano ameaça seriamente a já considerada sobrevida do outrora pujante, mas ainda resistente, Rio Corrente.

Tido como “artéria” principal entre os não menos importantes afluentes do São Francisco, o Corrente está quase a agonizar, fustigado pelo ataque contínuo e devastador dos interesses mais variados e frívolos.

kkkkImage00014

A fotógrafa Profissional Rosa Tunes foi uma dos entrevistados

kkkkImage00001

A equipe do programa Aprovado, da Rede Bahia, esteve em Santa Maria da Vitória, cujo patrimônio capital, depois de sua história e de sua gente, é esse rio, que gradativamente perde vida. (a matéria irá ao ar no final de junho).

O assoreamento, a diminuição do volume de água e a poluição compõem, hoje, a paisagem com a qual a população ribeirinha é obrigada a conviver. E isso já ocorre há décadas.

kkkkImage00007

kkkkImage00004

O Governo Municipal de Santa Maria da Vitória, engajado na luta em favor do Rio Corrente, tem acionado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente com o objetivo de salvaguardar este que é um dos principais braços do Velho Chico.

O Secretário de governo, Niazy Nardelli, acompanhou os integrantes do programa Aprovado em um passeio pelo Corrente. As imagens serão exibidas posteriormente em um episódio sobre, dentre outros assuntos, a situação do rio e do bioma cerrado, um dos maiores e mais importantes da América do Sul.

llkkkkImage00002 llkkkkImage00001

kkkkImage00015
Salvar e proteger o Corrente não é imperativo somente em razão da sua sinuosa beleza, a serpentear pelo cenário raro do cerrado “oestino”, da cultura que pulula ciclicamente às suas margens, mas essencial, também, por ser ele alicerce vital de uma das maiores bacias hidrográficas do continente.
Os ribeirinhos clamam, os santa-marienses exigem, as águas sinalizam, os peixes suplicam, a natureza sentencia: não deixem o grande  rio arrefecer, não permitam que morra. A derrocada será responsabilidade de todos, caso aconteça.
Não acontecerá.

kkkkImage00006

kkkkImage00012

 Governo Municipal de Santa Maria da Vitória – Governando com o Povo.

AGRADECIMENTOS

A Administração Governando com o Povo agradece aos profissionais que participaram da realização da matéria:
Mira Silva (Diretora)
Ari Machado (Cinegrafista)
Jorge Freitas (Áudio)
Moisés Matos (Assistente)
Rosa Tunes (Fotógrafa)
Leandro Caetano – Geógrafo e Cantor
Iremar Barbosa Araújo – Historiador
Texto : Marcio Medeiros

Por Márcio Medeiros

Fotos: Rosa Tunes

PREVISÃO DO TEMPO