Próxima segunda-feira tem o espetáculo “Das ‘coisa’ dessa vida” em Santa Maria da Vitória.

Publicado em: 17-10-2019

Grande sucesso entre o público de várias idades,  o espetáculo  “Das ‘coisa’ dessa vida…” estará na próxima segunda-feira (21) em Santa Maria da Vitória. O espetáculo, que já rodou por várias cidades da Bahia e também, de outros estados, atraindo grande público, chega a Santa Maria da Vitória através das atividades da Escola de Estudos Temáticos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

O ESPETÁCULO

            Em seu mais novo trabalho nos palcos, João Miguel dirige o ator Ricardo Fagundes em “Das ‘coisa’ dessa vida…”. Com texto de Gildon Oliveira e canção-tema do personagem composta por Rebeca Matta e Luisão Pereira com participação de João Miguel através de seu poema “Seu corpo luminoso pode”, o solo dá voz a Nalde, um artista que compartilha com o público suas histórias enquanto se arruma para uma performance. Interiorano e sonhador, ele recorda que desde criança sente prazer em se fantasiar e passar horas se apresentando para plateias imaginárias. Contudo, ao perceber os olhares e comentários repressores sobre seu comportamento, tenta se enquadrar nas regras sociais para não sofrer, até que um dia, percebe que não nasceu para agradar os outros, então decide ser ele mesmo e vai viver a vida que sempre desejou. “O personagem sai do seu interior e das catalogações impostas para poder existir”, declara João Miguel.

                Ao partir em busca da sua verdade, Nalde encontra inúmeras dificuldades, mas com a habilidade daqueles que precisam sempre seguir em frente, as supera. Assim, de coração aberto, fala de seus amores, desamores, das relações familiares, crenças e,  também, reflete sobre suas aventuras e desventuras na tortuosa estrada da vida. De acordo com o dramaturgo, a plateia deve se identificar com o personagem porque a busca dele pela construção de sua identidade tem pontos universais com as histórias individuais de cada um. “Nalde nasceu dando a cara para bater. O depoimento dele é atual e conta como ele conseguiu riscar seu espaço de liberdade e brilhar no palco”, complementa o ator.

A apresentação em Santa Maria da Vitória faz parte das atividades da Escola de Estudos Temáticos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Serviço:

Quando: 21/10

Onde: Philarmônica 06 de outubro (Santa Maria da Vitória)

Horário:  19:30

Gratuito

Ficha-técnica

Direção: João Miguel

Texto: Gildon Oliveira

Atuação: Ricardo Fagundes

Cenário: Zuarte Jr.

Iluminação: Luiz Guimarães

Canção-tema: Rebeca Matta e Luisão Pereira e João Miguel.

Aulas de canto: Maestro Angelo Rafael

Criação gráfica: Filipe Silveira

Arte: Tita Fernandes

Fotografia: Gabrielle Guido, Jaqueline Rodrigues e Matheus Amaral.

Videomaker: Gabrielle Guido

Produção: Ricardo Fagundes

PREVISÃO DO TEMPO