O município de Serra do Ramalho viveu quatro dias (08, 09, 10 e 11) de festa, que com certeza deixou muita gente com saudade, ansiosa esperando que o ano que vem chegue logo, para curtir novamente.
A abertura dos festejos dos 28 anos de emancipação do município aconteceu na madrugada da quinta-feira, 08, quando os primeiros galos começaram a cantar, um cortejo saiu pelas ruas e avenidas da sede do município, fogos anunciavam a Alvorada. O trajeto foi todo guiado pelo som de aboiadores e da banda Marcial, abrilhantando todo o percurso.
O prefeito Ítalo Rodrigo, também madrugou, participou do cortejo do início ao fim. Montado a cavalo e carregando a bandeira do município de Serra do Ramalho.
A Alvorada terminou no Parque de Vaquejada Joaquim Machado, com o sol já alto. O prefeito Ítalo e a Secretária de Educação, Cida Rosa, juntos, deram início a 1ª Feira de Ciências, Artes e Cultura do município.
A Feira aconteceu durante todo o dia, repleta de apresentações culturais e artísticas, cada uma mais linda que a outra. Entre as apresentações, teve apresentação de capoeira, dança, música e poesia. A feira reuniu também exposições de trabalhos, experiências e mostras, realizadas pela rede de ensino público do município.
“Essa é uma oportunidade de vermos como é rica a produção científica, artística e cultural de nossas escolas e como os nossos alunos são criativos”, destacou a Secretária Municipal de Educação, Cida Rosa.
O evento contou também com o desfile da Garota e Garoto Sustentável 2017, que ia mais além do que um concurso de beleza. O concurso visa formar cidadãos conscientes do seu compromisso com as questões relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente, mostrando e ensinando aos alunos a importância de reutilizar e reciclar materiais. Todas as roupas do concurso foram feitas com materiais reciclados e reutilizados.
Depois do desfile, teve música ao vivo, para descontrair e divertir o ambiente. O Coordenador de Arte e Cultura, Tobias Alves, mais uma vez encantou a todos com seu grande talento musical. Em seguida, foi a vez, de Paulo Araújo e a Banda Morão de Privintina, dar um verdadeiro show de música boa.
Ainda na noite de quinta-feira, teve o grande concurso da Rainha da Vaquejada. Uma das melhores edições do evento, já realizadas no município.
O concurso de beleza teve como uma das juradas, a Miss Bahia 2017, Caroline Oliveira, abrilhantando ainda mais o evento.
Estiveram presentes também , o anfitrião da noite, o prefeito Ítalo Rodrigo, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, a ex-presidente da UPB, Maria Quitéria, o Vice-prefeito, José Sabino e demais autoridades.
Segundo o prefeito Ítalo Rodrigo, a festa foi iniciada diferente de todas outras edições, com isso, o desejo de missão cumprida foi alcançado. “Não só como gestão, e sim, como pessoa, como Ítalo Rodrigo, eu me sinto hoje realizado como este evento que estamos realizando”, afirmou.
Foram vinte candidatas concorrendo e quem levou pra casa o título de Rainha da Vaquejada 2017 foi a linda jovem, Catarine Guedes que esbanjou muita simpatia durante toda a sua performance. O concurso elegeu também a Rainha Mirim da Vaquejada, onde a grande vencedora foi Ana Lívia, que conquistou não só o júri, mas também, o público presente.
E para fechar a noite com muita música, o show ficou por conta do cantor Daniel Vieira que não deixou nenhum serramalhense parado.
A Vaquejada de Serra do Ramalho foi um sucesso em todas as noites, mas uma em especial, foi a mais esperada, a noite do sábado, dia do Show de Zezé di Camargo e Luciano. Os serramalhenses estiveram ansiosos para este show, desde quando a atração foi divulgada.
Como já era esperado, o show foi um sucesso, a dupla cantou os seus maiores sucessos e fez muita gente se emocionar. A atração levou uma multidão ao Parque de Vaquejada Joaquim Machado.