O prefeito de Serra do Ramalho, Ítalo Rodrigo, viajou na última quarta-feira (22) à Brasília e levou com ele uma caravana de seu município para participar de uma manifestação em reivindicação ao governo federal, a liberação de recursos para fecharem suas contas e garantir o pagamento do 13º salário, dos fornecedores e acima de tudo garantir os serviços básicos de saúde, educação, coleta de lixo e também, segundo o prefeito, Ítalo Rodrigo, eles foram buscar a garantia do respeito ao cidadão serramalhense. “Viemos reivindicar uma crise que não foi feita pelos municípios, nem foi feita pelos prefeitos e tão pouco, pelo povo. A crise foi feita no planalto e cabe a eles darem as soluções para este problema”, fala emocionado, o prefeito.
A mobilização foi nacional, estavam presentes mais 3 mil prefeitos brasileiros. De acordo com a União dos Municípios da Bahia (UPB), a Bahia foi o estado que teve maior representatividade no movimento, contando com 401 representantes.
A manifestação começou pela manhã e seguiu durante todo o dia. Em reunião com o presidente Michel Temer, os prefeitos não conseguiram os 4 bilhões que estavam reivindicando, porém conseguiram 2 bilhões, metade de um FPM, que irá entrar já no próximo mês. Só o estado da Bahia receberá R$ 186.446.653,03 do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM).