Vamos AJUDAR quem sempre nos AJUDOU! Matéria sobre o Rio Corrente vai ao ar e mostra sua real situação.

Publicado em: 21-07-2015

LAPAariee00010

Não é de hoje que ouvimos falar sobre o quanto precisamos cuidar e preservar o nosso Rio Corrente. Em outra oportunidade, O Exclusivo fez um a matéria sobre o relevante assunto e na ocasião, teve uma grande repercussão.

Recentemente uma matéria foi exibida, mais precisamente, no dia 18/07/15, pelo Programa Aprovado, da TV Bahia, afiliado da TV Globo, num passeio por nossas águas sagradas, regados à música, poesia e a história de nosso rio milenar. Participaram desse momento de suma importância o Geógrafo Leandro Caetano, o músico e historiador Iremar Barbosa e a talentosa fotógrafa Rosa Tunes.

LAPAariee00002 LAPAariee00008

LAPAariee00007

O marinheiro Galego, com sua lancha, foi quem levou todos até o encontro dos rios Formoso, que vem de Jaborandi e todos os outros rios que vem de Correntina, que é onde se forma o Rio Corrente.

Todas as fotos que ilustram esta matéria foram colhidas a partir das imagens do vídeo da matéria, disponibilizado pelo programa em seu site, onde publicaram também fotos da Fotógrafa Rosa Tunes.

O rio Corrente é um rio brasileiro do Estado da Bahia, possui aproximadamente 120 km de extensão entre a confluência dos seus formadores, citados acima. Sua largura média é de 80 metros.A bacia hidrográfica do rio Corrente possui aproximadamente 35.230 km² e está localizada inteiramente no estado da Bahia, entre as bacias do rio Carinhanha e do rio Grande, mais especificamente entre as latitudes 12º45′ e 14º50′ Sul e as longitudes de 43º20′ e 46º15′ Oeste.

LAPAariee00004 LAPAariee00005

“Eu venho percebendo muito descaso com o Rio Corrente, ele praticamente está meio que abandonado, existem alguns esgotos que são dejetados nele abaixo da Prainha e realmente, isso me entristece. Quando nós fizemos o Mutirão Ecológico para limpeza do rio, em 2012; em meio a tantos outros que foram feitos por pessoas que protegem e amam  nossas águas também; o foco era a conscientização das comunidades que se beneficiam, a ter um cuidado maior com o rio. Aqui foi onde eu aprendi a nadar e muitas crianças brincam nesse lugar . Então, eu acho muito importante conscientizar a todos de uma forma ecologicamente correta a ter um cuidado maior, porque essa aqui é a maior joia que nós temos, o que existe de mais importante e é o que dá Vida a esse lugar.” Afirmou a fotógrafa Rosa Tunes.

RosaPAariee00001

PREVISÃO DO TEMPO