O Exclusivo vai ao Conselho Tutelar e bate um papo com “Fredão” e ele, FALOU!

Publicado em: 29-04-2015

 

lbpprbelOl0004okok#

Membro do  Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e Adolescente da cidade de Santa Maria da Vitória, Adson Frederico, “Fredão”, concedeu ao site O Exclusivo uma entrevista, onde o mesmo aborda vários assuntos, como por exemplo, a real situação do Conselho Tutelar do município, Política, Santa Maria da Vitória e outros
Confira a partir de agora esta entrevista:
lbpprbelOl0003okok#

O Exclusivo: Quantas pessoas fazem parte do Conselho e as funções de cada um?

O Conselho Tutelar é um agente público investido de um mandato concedido pela comunidade com autonomia para o exercício das suas atribuições, definidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente em cada município haverá no mínimo um Conselho Tutelar composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade local para o mandato de dois anos. O Conselho Tutelar de Santa Maria da Vitória tem os seguintes membros: Adson Frederico Silva, Irilvete Soares, Aladivina Francisca de almeida, Clarice Dourado e Samuel Serpa.

lbpprkibelOl0001okok#

O Exclusivo: Qual dificuldade atualmente do Conselho?

No início do nosso mandato. Tivemos dificuldade, mas graças à luta de todo o colegiado conseguimos algumas vitórias. Temos um carro que nos foi cedido pelo município.

Inclusive agora fizemos o cadastro para sermos contemplados com o Kit equipagem, composto por 01 carro, 05 computadores, 01 Refrigerador, 01 impressora multifuncional.

O Exclusivo: Como o Conselho vem trabalhando a  Criança e o Adolescente no Município atualmente?

As dificuldades são muitas, principalmente por questão vulnerabilidade social, aquelas famílias de baixo poder aquisitivo. O Índice de álcool e droga em Santa Maria está muito grande e com isso, dificulta e muito  o nosso trabalho. Temos casos em nossa cidade de criança de 10 e 11 anos que já estão no mundo das drogas.

lbpprbelOl0005okok#

O Exclusivo: Quais são as principais tipos ocorrências do Conselho Tutelar em Santa Maria da Vitória?

Os casos de pedofilia aumentaram muito, que nós não tínhamos muito, porém, talvez hoje seja a maioria de nossas ocorrências, principalmente na zona rural, sendo que na maioria dos casos, existe parentesco do agressor com a vítima.
São cerca de 3 a 4 chamadas por semana denunciando casos como estes.

O Exclusivo: O município de Santa Maria da Vitória tem algum tipo de abrigo para os menores de idade? Como funciona?

Uma das nossas maiores dificuldades é essa. Não temos, e eu desconheço que tenha por tão perto. Acho que nem Barreiras tenha.  Sendo que a maioria dos casos poderiam ser resolvidos aqui.

O Exclusivo: Fredão, mudando um pouco o foco da entrevista, temos acompanhado sua participação em forma de reivindicações através das Redes Sociais sobre o comportamento da atual Administração. Porque Escolheu a internet para reivindicar? Tem surtido efeito?

Por ser um meio que a população está mais ligada.  O alcance com certeza é bem maior. Sim, surtiu muito efeito, pois tudo que é reivindicado, cobrado de maneira pública, o resultado é imediato.

O Exclusivo: Qual o seu objetivo com estas cobranças?  Existe pretensão politica envolvida neste comportamento? Não. absolutamente não foi nada disso. Até mesmo  para que se possa colocar o nome é preciso ter uma certa estrutura, minha esposa e eu , decidimos que até o momento não iremos colocar o nosso nome para candidatar a vereador, ou seja qual for o cargo eletivo político, até porque no conselho eu serei candidato de novo.

O Exclusivo: Quando será a próxima eleição?

No dia 04 de Outubro terá nova eleição e agora o mandato ao invés de 02 anos, será de 04 anos.

O Exclusivo: Como você avalia a atual gestão da cidade?

Olha, no meu ponto de vista, a administração está péssima.

Eu tenho observado que são varias áreas da administração, que muita das vezes, quem peca, não é nem o gestor direto, mas ele tem a parcela de culpa, porque não corrige, age com grande passividade. Tem setores da administração são críticos verdadeiramente, eu poderia está citando, o social, geração de emprego. Mas falta o interesse  e o incentivo da administração local está correndo atrás para que isso aconteça e os nossos jovens não tenha que sair de Santa Maria, para procurar oportunidade em outros lugares.

O Exclusivo: Com relação ao Conselho, o que você gostaria que atual administração pudesse melhorar?

Sinceramente, os nossos rendimentos. Prestamos um tipo de serviço bastante complexo, devido aos mais variados aspectos e mesmo assim, é pouco valorizado e reconhecido.

Atualmente, um membro do conselho, recebe R$ 800,00, sem mais nenhum acrécimo. Lembrando que os membros anteriores recebiam uma gratificação de R$ 130.00 . Porém, a nós esta gratificação foi retirada.

lbpprkddibelOl0001okok#

O Exclusivo: Fredão, quem precisar fazer alguma denúncia ou até mesmo querer falar com o Conselho para fazer algum tipo de consulta, o que deve fazer?

Olha o nosso telefone fixo do Disque Denuncia é 3483 – 2996 e ainda temos um número de celular que é o do plantão 24 horas.

Fredão, nós do O Exclusivo agradecemos muito por ter nos recebido em seu emprego e nos concedido esta entrevista.

lbpprbelOl0007okok#

PREVISÃO DO TEMPO