Membro do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e Adolescente da cidade de Santa Maria da Vitória, Adson Frederico, “Fredão”, concedeu ao site O Exclusivo uma entrevista, onde o mesmo aborda vários assuntos, como por exemplo, a real situação do Conselho Tutelar do município, Política, Santa Maria da Vitória e outros
Confira a partir de agora esta entrevista:
O Exclusivo: Quantas pessoas fazem parte do Conselho e as funções de cada um?
O Conselho Tutelar é um agente público investido de um mandato concedido pela comunidade com autonomia para o exercício das suas atribuições, definidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente em cada município haverá no mínimo um Conselho Tutelar composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade local para o mandato de dois anos. O Conselho Tutelar de Santa Maria da Vitória tem os seguintes membros: Adson Frederico Silva, Irilvete Soares, Aladivina Francisca de almeida, Clarice Dourado e Samuel Serpa.
O Exclusivo: Qual dificuldade atualmente do Conselho?
No início do nosso mandato. Tivemos dificuldade, mas graças à luta de todo o colegiado conseguimos algumas vitórias. Temos um carro que nos foi cedido pelo município.
Inclusive agora fizemos o cadastro para sermos contemplados com o Kit equipagem, composto por 01 carro, 05 computadores, 01 Refrigerador, 01 impressora multifuncional.
O Exclusivo: Como o Conselho vem trabalhando a Criança e o Adolescente no Município atualmente?
As dificuldades são muitas, principalmente por questão vulnerabilidade social, aquelas famílias de baixo poder aquisitivo. O Índice de álcool e droga em Santa Maria está muito grande e com isso, dificulta e muito o nosso trabalho. Temos casos em nossa cidade de criança de 10 e 11 anos que já estão no mundo das drogas.
O Exclusivo: Quais são as principais tipos ocorrências do Conselho Tutelar em Santa Maria da Vitória?
Os casos de pedofilia aumentaram muito, que nós não tínhamos muito, porém, talvez hoje seja a maioria de nossas ocorrências, principalmente na zona rural, sendo que na maioria dos casos, existe parentesco do agressor com a vítima.
São cerca de 3 a 4 chamadas por semana denunciando casos como estes.
O Exclusivo: O município de Santa Maria da Vitória tem algum tipo de abrigo para os menores de idade? Como funciona?
Uma das nossas maiores dificuldades é essa. Não temos, e eu desconheço que tenha por tão perto. Acho que nem Barreiras tenha. Sendo que a maioria dos casos poderiam ser resolvidos aqui.
O Exclusivo: Fredão, mudando um pouco o foco da entrevista, temos acompanhado sua participação em forma de reivindicações através das Redes Sociais sobre o comportamento da atual Administração. Porque Escolheu a internet para reivindicar? Tem surtido efeito?
Por ser um meio que a população está mais ligada. O alcance com certeza é bem maior. Sim, surtiu muito efeito, pois tudo que é reivindicado, cobrado de maneira pública, o resultado é imediato.
O Exclusivo: Qual o seu objetivo com estas cobranças? Existe pretensão politica envolvida neste comportamento? Não. absolutamente não foi nada disso. Até mesmo para que se possa colocar o nome é preciso ter uma certa estrutura, minha esposa e eu , decidimos que até o momento não iremos colocar o nosso nome para candidatar a vereador, ou seja qual for o cargo eletivo político, até porque no conselho eu serei candidato de novo.
O Exclusivo: Quando será a próxima eleição?
No dia 04 de Outubro terá nova eleição e agora o mandato ao invés de 02 anos, será de 04 anos.
O Exclusivo: Como você avalia a atual gestão da cidade?
Olha, no meu ponto de vista, a administração está péssima.
Eu tenho observado que são varias áreas da administração, que muita das vezes, quem peca, não é nem o gestor direto, mas ele tem a parcela de culpa, porque não corrige, age com grande passividade. Tem setores da administração são críticos verdadeiramente, eu poderia está citando, o social, geração de emprego. Mas falta o interesse e o incentivo da administração local está correndo atrás para que isso aconteça e os nossos jovens não tenha que sair de Santa Maria, para procurar oportunidade em outros lugares.
O Exclusivo: Com relação ao Conselho, o que você gostaria que atual administração pudesse melhorar?
Sinceramente, os nossos rendimentos. Prestamos um tipo de serviço bastante complexo, devido aos mais variados aspectos e mesmo assim, é pouco valorizado e reconhecido.
Atualmente, um membro do conselho, recebe R$ 800,00, sem mais nenhum acrécimo. Lembrando que os membros anteriores recebiam uma gratificação de R$ 130.00 . Porém, a nós esta gratificação foi retirada.
O Exclusivo: Fredão, quem precisar fazer alguma denúncia ou até mesmo querer falar com o Conselho para fazer algum tipo de consulta, o que deve fazer?
Olha o nosso telefone fixo do Disque Denuncia é 3483 – 2996 e ainda temos um número de celular que é o do plantão 24 horas.
Fredão, nós do O Exclusivo agradecemos muito por ter nos recebido em seu emprego e nos concedido esta entrevista.