Com muita perseverança o ciclismo em Santa Maria da Vitória tem sido Vitorioso, ou melhor, “VITORIANO”!

Publicado em: 28-04-2015

lbpprbelOl0010okok#

Já há um certo tempo o Ciclismo Santa-mariense vem se destacando em competições pelo país a fora, mesmo com a falta de incentivo, alguns atletas tem feito a diferença representando o nome da nossa cidade. E para conhecer um pouco mais sobre esta modalidade que tem sido bem representada, O Exclusivo conversa um pouco com Sérgio Vitoriano, 39 anos, que conquistou  o grande feito de ser o “primeiro baiano a subir no pódio em Salto do Corumbá Goiás (Desafio Goiás de Mountain Bike)”. Confira:

O Exclusivo: Há quanto tempo pratica ciclismo e porque começou a praticar?
Há nove anos tive uma contusão jogando bola, ai comecei a pedalar para me recuperar da contusão, sem intenção de competir no ciclismo. Fui pegando gosto, até comprei uma “bike” mais ou menos,  daí vi que tinha chance de competir na modalidade e fui investido em equipamentos e treinos.

O Exclusivo: Como você vê o ciclismo em nossa região?

Vejo como a única modalidade esportiva hoje que pode representar e bem, a nossa cidade nos estados BA, MG , GO, TC e outras.

lbpprbelOl0006okok#

lbpprbelOl0001okok#

 O Exclusivo: De que tipo de incentivo o ciclismo precisa para se tornar um esporte de maior reconhecimento em nosso município e regiões próximas?

No nosso caso depende do gestor, apoiar, pelo menos em transporte para os atletas se deslocarem até o local da competição, às vezes até em outro estado. Chegamos a procurar a secretaria de educação, mas infelizmente a resposta foi super negativa, nem ao menos uma contribuição com o combustível. Uma outra  dificuldade também, é que nas cidades circunvizinhas não tem competidores, por isso não se promove evento na modalidade.

lbpprbelOl0004okok#

O Exclusivo: Quais as maiores dificuldades que você enfrenta na prática desta modalidade? A falta de acompanhamento de um profissional na área nos treinamentos, a falta de uma alimentação balanceada e de uma bicicleta equipada.

O Exclusivo: Como você faz para  custear as despesas de suas viagens para competições? Sacrificando até mesmo nós gastos básicos do dia-a-dia.  como: Roupas, Sapatos,  Lazer e outros.

lbpprbelOl0009okok#

O Exclusivo: Como é sua preparação para as provas? Você tem algum acompanhamento profissional? Não tenho nenhum. Percorro em torno de 300 km por semana e tento ter uma  alimentação mais saudável, como:  banana , maça ,e algum energético para repor energias.

lbpprbelOl0002okok#

O Exclusivo: Você faz parte de uma Associação de Ciclistas em Santa Maria da Vitória né? Fale um pouco sobre ela. Faço sim. Hoje sou vice-presidente da ASSOCIAÇÃO E CORREDORES DE RUA DE SANTA MARIA DA VITORIA. Já promovemos alguns eventos na nossa cidade através da associação com recursos da SUDESB. Temos uns 12 membros na associação.

O Exclusivo: Quais seus planos  no ciclismo para os próximos anos
? Ser o primeiro colocado em uma prova no estado de goiás, prova essa em salto do corumbá. Onde eu tive o grande feito de ser o primeiro ciclista baiano a subir no pódio nessa competição, ficando  em terceiro lugar.

lbpprbelOl0008okok#
O Exclusivo: Pra finalizar, qual recado você deixa a aqueles praticam ou querem praticar a modalidade de ciclismo? Quando você começa a competir você descobre que as coisas mais simples da vida são as mais importantes, você se torna mais humano. Enquanto estiver um ciclista pedalando é um carro a menos nas ruas.
Queria dizer aos empresários que apoiem , contribua, incentive cada vez mais para o crescimento da modalidade. E se por acaso, algum deles tiverem o interesse de ajudar nas despesas , ser um parceiro deste nosso projeto, é nos procurar.

PREVISÃO DO TEMPO